segunda-feira, 4 de julho de 2016

MATA DA ALBERGARIA





A Mata da Albergaria é um dos locais mais belos do PNPG, onde a flora e a fauna se juntam com belos cursos de água límpida que vão rasgando o denso verde da paisagem.
Podemos conhecer este local a pé ou de automóvel, iniciando o percurso na Portela de Leonte e terminando junto ao parque de campismo da Cerdeira, ou fazendo pelo sentido inverso. Evidentemente, para contemplar este local o melhor meio é mesmo realizar uma caminhada, onde podemos parar para ver a paisagem ou mesmo, em alguns locais, abandonar a estrada e entrar pela vegetação ou ver os rios e lagoas bem mais de perto. Se for de automóvel, para além de ser proibido parar e estacionar em grande parte do percurso (no Verão se a GNR quisesse acabava com défice do país só com as multas), também existe a possibilidade de pagar uma taxa para passar por este local. A taxa apenas serve de portagem, pois não existe ainda um meio de limitar o números de veículos em simultâneo no local, o que vai contra a premissa de que a taxa serve para "proteger" o ambiente e a natureza.
O rio Maceira, a albufeira da barragem de Vilarinho da Furna (rio Homem) e a Geira Romana são os grandes pontos de interesse mas é a diversidade da vegetação que dá vida a este local.
Seja de automóvel ou a pé, passar pela Mata de Albergaria é das melhores experiências que podemos viver no PNPG.






























































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário