domingo, 7 de junho de 2015

TRILHO CIDADE DA CALCEDÓNIA

Devido à famosa passagem pela fenda, este foi um dos trilho que mais curiosidade despertou, por isso, teria de ser um dos primeiros a ser realizado.
Deixamos a viatura junto ao mapa do PNPG em Covide e partimos à descoberta. Após 300 metros de caminho na estrada que segue para Campo do Gerês, viramos à direita em direcção à mata. Aí seguimos um caminho, um pouco enlameado devido à chuva que caíra nos dias anteriores, que nos levou a uma pequena "floresta" onde passava um enorme rebanho. Esse rebanho fez-nos companhia até meio da subida, num caminho de pé posto já alto na montanha, onde mostrava mais destreza do que nós na arte de subir de pedra em pedra. Aos 2.5 quilómetros de percurso a subida torna-se mais dura e bela, onde a resistência é posta à prova e o olhar "subornado", subidas de penedo em penedo que terminam num planalto repleto de formações graníticas onde o Cabeço da Calcedónia se mostra com imponência. Logo de seguida surge uma ligeira descida que nos leva até à base do maciço rochoso que torna tão interessante este percurso. Após uma passagem por uma pequena fenda surge o primeiro grande vislumbre sobre o local da fenda, onde uma "floresta" verdejante irrompe do meio da rocha. Após mais alguns minutos de caminho, chegamos ao local mais esperado, onde somos "obrigados" a cruzar algumas fendas, todas elas diferentes, até que surge a estreita e enorme passagem chamada Fenda da Calcedónia!
Após explorar o local, decidimos iniciar a descida, um pouco perigosa devido à rocha escorregadia, mais uma vez o caminho fez-se pedra sobre pedra, com uma vegetação bastante colorida à nossa volta. Durante a descida, onde nos voltamos a cruzar com o rebanho, pudemos contemplar a maravilhosa paisagem que torna qualquer trilho mais agradável de se percorrer.
O percurso está bem sinalizado, com a particularidade de já apresentar sinalização específica para daltónicos.

Características do nosso percurso:
Início e Fim Lugar do Calvário - Covide (percurso circular)
Distância 7 Km
Duração 4h30min
Nível de Dificuldade Moderado

Aqui ficam algumas das melhores fotos do dia!