domingo, 8 de maio de 2016

CASCATA DO ARADO




A Cascata do Arado e a sua zona circundante são um dos locais mais visitados do PNPG, quer para uma visita rápida, quer para um dia em família. As suas paisagens são autênticos postais, sendo a cascata a jóia da coroa do local. O acesso às lagoas da cascata é complicado e envolve alguns riscos, mas a sensação de estar naquele lugar é única.
O melhor local para se apreciar a cascata em segurança é o miradouro do Arado, onde a única dificuldade é o escadario que puxa um pouco pelo físico. Daqui contemplamos a cascata e todo o vale do rio Arado, onde a água escorre por entre rochas e vegetação.
A zona junto à ponte é a ideal para os mais novos darem uns mergulhos, a profundidade é baixa e a corrente não é muito forte. As margens são boas para estender uma manta e fazer um lanche. Um pouco mais afastada do rio encontramos uma zona com algumas mesas de refeição e sombras.
O acesso não está em bom estado devido aos buracos e galgueiras que de ano para ano aumentam de tamanho e nos meses de Verão é quase impossível de aceder a este local depois do meio da manhã, onde uma imensidão de viaturas ocupam os dois lados do estradão.
Apesar de tudo, este é um dos sítios que mais gozo dá em visitar e explorar. 














Sem comentários:

Enviar um comentário